Notícia - TCU aponta falha de segurança de informação em 65% dos órgãos públicos


Porguilherme.locatelli- Postado em 15 junho 2011

Notícia:
O TCU (Tribunal de Contas da União) aprovou em plenário nesta quarta-feira (8) um relatório que aponta falta de políticas de segurança de informação em 65% dos órgãos públicos.

A ausência dessas políticas compromete, entre outras coisas, a proteção de informações sigilosas, como no caso de vazamentos de dados sigilosos.

O levantamento foi feito com 265 órgãos públicos este ano.

Em relação a 2007, o TCU não vê melhora nos indicadores de segurança e aponta no relatório que “a administração, de forma geral, continua a desconhecer e a não proteger suas informações críticas adequadamente. Como não há avaliação de riscos, nem ao menos é possível estimar as suas consequências caso estes se materializem”.

Análise
O conceito Segurança informação está relacionado com a proteção de um conjunto de dados, no sentido de preservar o valor que possuem para um indivíduo ou uma organização. São características básicas da segurança da informação os atributos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, não estando esta segurança restrita somente a sistemas computacionais, informações eletrônicas ou sistemas de armazenamento. O conceito se aplica a todos os aspectos de proteção de informações e dados.
Como podemos ver pela notícia, ainda falta muito para o Brasil percorrer para atingir um patamar no mínimo razoável. É inaceitável que 60% dos órgãos públicos apresentem falhas de segurança de informação.