Notícia - Usando Google Earth, rapaz reencontra família depois de 25 anos


Porbarbara_montibeller- Postado em 29 março 2012

Notícia - Usando Google Earth, rapaz reencontra família depois de 25 anos

Em 1987, Sanroo Brierly, 5 anos, e seu irmão entraram em um trem que deveria levá-los para casa, depois de um longo dia pedindo esmolas nas ruas da Índia. Mas os garotos dormiram, o trem seguiu viagem e, horas depois, eles desembarcaram no outro lado do país. Vinte e cinco anos depois, Brierly encontrou o caminho de volta para casa. E ele usou o Google Earth para tanto.

Os detalhes do que aconteceu depois que Brierly e o irmão dele saíram do trem são escassos, mas o pouco que sabemos é bem triste. Ele passou mais de um mês tentando voltar para casa, sem sucesso; quase morreu afogado no rio Ganges; e quase foi sequestrado e vendido como escravo. Em dado momento, o irmão dele faleceu.

Brierly acabou sendo encontrado e declarado uma “criança perdida”. Ele foi adotado por um casal australiano e foi levado da Índia, cruzando o oceano de volta à terra natal deles.

Cerca de dez anos atrás, Brierly começou a usar a internet para encontrar seu antigo lar, com pouco além de suas lembranças de infância. Recentemente, ele usou o Google Earth para procurar o local que estava em suas memórias. E no mês passado, ele finalmente o encontrou.

O reencontro com os pais foi emotivo, mas depois de tanto tempo, havia uma certa barreira de idioma e de cultura. Ele disse ao Indian Express: “Ainda há um pouco de hindi na minha cabeça, mas eu tenho que observar as expressões faciais e movimentos das mãos deles para entender completamente o que eles dizem”.

(Notícia completa em:  http://www.gizmodo.com.br/conteudo/garoto-perdido-usa-google-earth-para-... Acesso em 29 de março de 2012)

 

Embora já se saiba das vantagens da tecnologia, é de conhecimento geral que a internet tem sido uma ferramente muito utilizada para diversas banalidades. Como veiculação de fofocas, piadas, pornografia... Enfim, uma lista sem-número de péssimas coisas.

No entanto, a notícia pôde revelar um dos belos fatores que a Internet proporciona, a chamada globalização.
Estamos todos completamente interligados, e isso permitiu com que Sanroo Brierly, perdido aos 5 anos de idade, conseguisse encontrar sua família anos depois pelo Google Earth.

Ele tinha poucas lembranças, - afinal ele e o irmão (que depois morreu) eram muito pequenos ao terem se perdido no trem -  e mesmo tendo passado por muitas dificuldades, tais como o quase afogamento, e o quase sequestro para servir como escravo, Sanroo persistiu em buscar suas raízes e finalmente  conseguiu achar o lugar a que pertencia.

Ele foi adotado por um casal australiano e mesmo tendo ido tão longe,  a ferramenta tecnológica possibilitou ao menos que ele conhecesse a sua família biológica.

Ele diz que é um pouco difícil entender tudo o que a família Indiana diz, mas que ainda existe o "hindi" em sua mente; que permite a comunicação. 

O que mostra que alguns laços permanecem, mesmo com o passar de muito tempo

Casos assim, não são isolados. É o exemplo também, de duas irmãs nascidas na Grã-Betanha, e que foram separadas no início da década de 50 com o divórcio dos pais.
Se reencontraram pelo Facebook há dois anos, e em 2011 se reencontraram pela primeira vez em décadas.

É fato que a Internet tem servido para desestruturar várias famílias, com a pedofilia por exemplo, que tem como sua maior fonte justamente a internet; Mas poder perceber que essa ferramenta também está sendo uitilizada para a Reestruturação de muitas outras famílias, é de fato uma alegria.

 

Para além das nossas atividades rotineiras na web... existe um universo inteiro que a Internet torna possível. 

Mostrando assim, que ao contrário do que muitos defendem de que a Internet afasta o convívio social das pessoas, ela pode ser também, o meio para reaproximá-las.