Nova abordagem do CNJ para desenvolvimento do PJe


PorLahis Kurtz- Postado em 09 dezembro 2015

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) resolveu adotar o modelo dos eventos de TI para bolar novas soluções para seu sistema de Processo Judicial Eletrônico (PJE).

 

No estilo competição de equipes de desenvolvimento de software, está lançado o regulamento para a Maratona PJE (inscrições abertas):

 

http://www.pje.jus.br/maratona/#regulamento - vale conferir o formato da campanha (bastante elaborado, o que impressiona por ser para um público tão limitado)

 

É uma maratona de TI em que o CNJ propõe que equipes de até 5 desenvolvedores cada (desde que integrantes do quadro de servidores - infelizmente não é aberto ao público em geral, nem à academia...) se inscrevam para desenvolver melhorias no PJE, sistema proposto como padrão para o processo eletrônico e que está em fase de implementação gradual nos órgãos judiciais.

 

Interessante que o concurso é realmente de inovação, não se podendo simplesmente adaptar ao sistema soluções dos outros softwares de processo. Como o enfoque é na otimização dos processos pensando nos usuários, há chance de resultados interessantes.

 

A divulgação do resultado está prevista para fevereiro de 2016. Aguardemos as inovações - e possível futuro material de pesquisa!