O Consumismo nas " comunalidades" de Humberto Mariotti


PorSolange- Postado em 27 abril 2013

 

http://dinheirama.com/blog/2013/04/23/adolescencia-alvo-facil-para-o-consumismo/

 A pesquisa/notícia revela algo que já é notório em nossa sociedade: o consumismo exacerbado em prol de uma satisfação momentânea dos indivíduos contemporâneos.

O "consumismo"  também faz parte do conjunto de circunstâncias que Mariotti chama de comunalidades que são a globalização da infelicidade.

“Temos de mudar a América de necessidades, para uma cultura de desejos ", escreveu Paul Mazur do Lehman Brothers. "As pessoas devem ser treinadas para o desejo, para querer coisas novas, mesmo antes que o velho tinha sido totalmente consumido. Temos de moldar uma nova mentalidade na América.

Os desejos do homem devem ofuscar suas necessidades.”

Esta conspiração, ativada por nova sofisticação em publicidade e apoiada pelo governo, foi chocantemente eficaz ...

"Um novo tipo de publicidade foi fundamental para que isso fosse possível, e o pioneiro neste campo foi Edward Bernays , o sobrinho de Sigmund Freud, que mostrou as corporações como fazer as pessoas quererem coisas de que não necessitavam ligando bens produzidos em massa a desejos inconscientes ...."

Em 1927, um jornalista americano escreveu: 'Uma mudança chegou sobre a nossa democracia, é chamada de consumismo. A primeira importância do cidadão americano para seu país já não é a do cidadão, mas a do consumidor."

Com um apetite consumista maior que o da média da população, o jovem brasileiro sabe onde quer gastar e ainda influencia as compras da família . São adolescentes, mas pode chamá-los de maquininhas de consumo.

Seria um presságio do fim do mundo derivado pela futilidade dos valores individuais e sociais? ou Seria uma desistência momentânea pela busca dos recursos para o desenvolvimento humano?