O DIREITO OPERA MILAGRES E REALIZA A JUSTIÇA


PorKarina Alves Te...- Postado em 16 setembro 2011

Todos sabemos da importância e do poder do Direito na vida da sociedade, haja vista que através dele se realiza a justiça, entretanto, há situações em que o Direito opera verdadeiros milagres, realizando a verdadeira justiça.

Há treze anos o Sr. Adolfo, recebeu o diagnóstico da doença de seu filho Vitor, a gangliosidose GM1, uma doença degenerativa, que até então levava à morte precocemente. Assim, o pai desistiu de sua vida profissional para a descoberta da cura ou ao menos do controle da doença, tendo logrado êxito.

Após oito meses de estudo de medicina o Sr. Adolfo descobriu o controle para a doença através de recolocação de enzimas faltantes no organismo do filho, provocadas pela doença.

Em razão da doença e do cuidado exclusivo do pai para com seu filho, a casa da família foi à leilão, tendo o Sr. Adolfo ingressado com uma ação junto à justiça federal para a solução do litígio.

Ante a situação fática, a Juíza responsável pelo processo em pesquisa encontrou uma solução judicial, tendo solicitado à Juiza responsável pela Vara Criminal autorização para a utilização de prestações pecuniárias, originadas por penalidades criminais, para a quitação do financiamento da casa em que a família residia, o que foi concedido.

Assim, de um fato negativo para a sociedade, que é o crime, se originou um fato bom, que foi garantir à família a tranqüilidade de se manter em sua casa e prosseguir com o tratamento da doença de Vitor.

O Direito e a justiça não devem serem vistos em sua forma pura e simples, mas de forma a garantir o bem estar de toda a sociedade, onde o Direito é a verdadeira forma de realização da justiça, mesmo que para isso tenha que ser buscado caminhos alternativos, que hoje podem ser perfilhados por pessoas com problemas jurídicos semelhantes.

Para os amantes do direito e seus admiradores, vale a pena a reflexão da distinção entre direito e justiça.

 

A matéria descrita acima foi exibida pelo programa Via Legal em 11//03/2010 produzido pela Justiça Federal do TRF da 4ª. Região, estando disponível no link abaixo.

 

http://daleth.cjf.jus.br/vialegal/materia.asp?CodMateria=1478