Pormarina.cordeiro- Postado em 28 maio 2012

CUNHA, Cristine Helena
CUNHA, Cristine Helena. Os efeitos da aplicação do nexo técnico epidemiológico à responsabilidade civil por acidente de trabalho. Monografia. Graduação em Direito. Universidade Federal de Santa Catarina. 2011.

OS EFEITOS DA APLICAÇÃO DO NEXO TÉCNICO EPIDEMIOLÓGICO À RESPONSABILIDADE CIVIL POR ACIDENTE DE TRABALHO - Cristine Helena Cunha
Monografia submetida à Universidade Federal de Santa Catarina para obtenção do título de Bacharel em Direito.
Orientador: Professor Rodrigo Steinmann Bayer.
Florianópolis, 2011.

RESUMO: A presente monografia traz as inovações decorrentes da introdução do Nexo Técnico Epidemiológico no sistema previdenciário brasileiro e os reflexos deste novo instituto nas ações de indenização por acidente de trabalho. Além disso, faz uma análise da responsabilidade civil acidentária segundo a previsão constitucional e as interpretações doutrinárias para o que preconiza a Constituição da República Federativa do Brasil. Traz, também, o conjunto de preceitos constitucionais e princípios inerentes ao Direito do Trabalho capazes de ensejar uma nova interpretação da Carta Magna. A partir de então, verifica a possibilidade de utilização da responsabilidade objetiva para imputar ao empregador o dever de indenizar nos casos de acidente laboral, com base na teoria do risco. Por fim, busca demonstrar que o Nexo Técnico Epidemiológico é elemento capaz de configurar, por si só, a atividade econômica do empregador como sendo de risco, a fim de responsabilizá-lo pelos agravos impostos à saúde de seus empregados independentemente da comprovação de dolo ou culpa.
Palavras-chaves: acidente de trabalho, nexo técnico epidemiológico, responsabilidade civil, indenização, teoria do risco, atividade de risco.
AnexoTamanho
os_efeitos_da_aplicacao_do_nexo_tecnico_epidemiologico_a_responsabilidade_civil_por_acidente_de_trabalho.pdf558.45 KB