Palestra: Esferas Públicas e o Direito do Público à Informação

Pormariana.mezzaroba- Postado em 22 abril 2015

O Programa de Pós-Graduação em Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina promove a palestra Esferas Públicas e o Direito do Público à Informação, com a profa. Dra. France Aubin, da Université du Québec/Trois-Rivières, Canadá.

Resumo

O conceito de esfera pública é um conceito central da teoria da democracia. Sem esfera pública, a democracia não é possível. Em regimes democráticos, como o Brasil e no Canadá, há muitas esferas públicas:  esferas públicas institucionalizadas, esferas públicas autônomas e esferas públicas de oposição. O que fazemos em todas essas esferas? Nós discutimos, nos comunicamos. Ainda existem limites para a discussão, seja em formas de exclusão de certos públicos ou seja ameaças à direito do público à informação. A professora Aubin as apresentará brevemente antes de falar um pouco sobre o seus tema de pesquisa.

France Aubin é professora do Departamento de Letras e Comunicação Social da Université du Québec em Trois-Rivières (Canadá). Faz pesquisas sobre a governança da cultura, da comunicação e da informação. Sua pesquisa atual é parte de uma abordagem multidisciplinar, enraizada na filosofia e sociologia política. Aproveitando o seu ano sabático, ela trabalha em várias questões, incluindo a da evolução comparativa dos direitos de autor (Canadá, França e Brasil) e a do acesso dos cientistas intelectuais à esfera pública midiática no Canadá e no Brasil. Em sua pesquisa sobre direitos de autor, procura entender as principais diferenças legislativas entre os países.

Dia: 29 de abril de 2015, 14 horas – sala 141 do prédio A do Centro de Comunicação e Expressão da UFSC (1º andar do bloco A do CCE) - a sala poderá ser alterada, caso necessário.

Entrada livre com direito a certificado.