Percepção subjetiva de memória e habilidade manual em idosos de uma oficina de inclusão digital

PorRoger Lamin- Postado em 01 dezembro 2017

Zayanna Christine Lopes Lindôso
Martín Pablo Cammarota
Irani Iracema Lima Argimon
Irênio Gomes
Carla Helena Augustin Schwanke1

RESUMO

Introdução: É notório que, para realizar satisfatoriamente as tarefas do cotidiano, é preciso destacar a importância da habilidade manual. A mão serve tanto como receptor de informações quanto executor de resposta. A habilidade manual interage juntamente com as funções cognitivas, formando um sistema complexo de movimentos integrados. Assim, o objetivo deste trabalho foi verificar a associação de percepção subjetiva de memória com a habilidade manual em idosos. Metodologia: foram avaliados 51 idosos entre 60 e 78 anos, participantes das Oficinas de Inclusão Digital do Projeto PotencialIdade do Instituto de Geriatria e Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizou-se um questionário contendo dados sociodemográficos, a Avaliação Funcional Breve, o Teste de Percepção Subjetiva de Memória, os Testes de Memória Lógica I e II e o Action Research Arm Test (ARAT). Resultados: observou-se que as mulheres percebem sua memória de forma mais negativa que os homens. Houve correlação significativa entre a memória inicial e tardia, habilidade manual do lado direito com o lado esquerdo, habilidade manual do lado direito com a percepção subjetiva de memória. Conclusão: os resultados obtidos neste estudo reforçam a hipótese de que existe associação entre a percepção subjetiva de memória e habilidade manual. Contudo, estudos adicionais são necessários para aprofundar o conhecimento sobre a temática, uma vez que se trata de um estudo original.

PALAVRAS-CHAVES Cognição. Geriatra. Movimento. Percepção de memória. Habilidade manual. Inclusão digital. Idosos. Envelhecimento.

AnexoTamanho
percepcao_subjetiva_de_memoria_e_habilidade_manual_em_idosos_de_uma_oficina_de_inclusao_digital.pdf168.8 KB