Política educacional, pobreza e educação: retrato do atendimento aos estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família no Paraná


PorRoger Lamin- Postado em 10 novembro 2017

Autores: 
Adriana Dragone Silveira
Gabriela Schneider
RESUMO
 
  Este artigo apresenta uma leitura inicial sobre como estão distribuídos os
estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família no estado do Paraná a
partir dos dados do Banco do Sistema Presença de 2014, cotejados com o
Censo Escolar do mesmo ano. Para a construção de um mapeamento sobre
as condições de oferta escolar, considerou-se as condições que têm sido
asseguradas aos estudantes, tomando-se, em especial, informações quanto
às condições de trabalho docente (contrato de trabalho e formação docente)
e às condições de infraestrutura da escola (biblioteca, internet, banda larga,
laboratório de informática e quadra de esporte). O objetivo é problematizar
as condições de equidade na produção da política educacional, partindo-se
do pressuposto de que o enfrentamento das desigualdades educacionais no
Brasil implica reconhecimento de que a população pobre está na escola
pública e de que o trabalho escolar tem implicações objetivas para a construção
de uma experiência inclusiva e de qualidade para o percurso escolar
desta população.
 
Palavras-chave: Programa Bolsa Família. Direito à educação. Condições
de qualidade. Política educacional.
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