Programas Oficiais para Formação dos Professores da Educação Básica
Texto retirado da Internet, no endereço http://www.scielo.br/pdf/es/v20n68/a03v2068.pdf, em 22/05/2009
O artigo analisa a formação dos professores da educação
básica destacando dois eventos ocorridos na última década:
a Conferência Mundial de Educação para Todos e a Lei de Diretrizes
e Bases da Educação Nacional. Avalia os desdobramentos
advindos dos referidos eventos e a sua influência nos programas
oficiais de formação, criticando a tônica no aperfeiçoamento em
serviço restrito a algumas áreas, de conteúdo fragmentado, aligeirado,
sem repercussão na carreira docente. Contextualiza a formação
no âmbito das políticas de valorização do magistério,
categorizando-a como direito do professor. Lança o desafio de
construir o perfil e a identidade do profissional da educação, considerando
os atores que atuam na escola e têm vínculo com o trabalho
educativo: professores e funcionários da educação, portadores
do direito a uma formação includente e de qualidade social.
Anexo | Tamanho |
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