Projeto: e-Participação como Suporte à Tomada de Decisão


Poredson- Postado em 25 março 2010

Autor: Edson Rosa Gomes da Silva Currículo Lates

Doutorando do EGC, Turma 2010

Orientador: Aires José Rover
Área de Concentração: Engenharia do Conhecimento Aplicada a Governo Eletrônico

Título: Arquitetura Participativa entre Cidadão e o Governo: modelo de interação para Governo eletrônico por meio da engenharia do conhecimento

Resumo: Esta pesquisa está sendo desenvolvida para formulação da tese de doutorado, que tem como objetivo propor a construção de um modelo participativo de governo eletrônico com suporte da engenharia do conhecimento (EC) para proporcionar uma melhor tomada de decisão do poder público frente às demandas do cidadão.

A identificação das ferramentas de engenharia do conhecimento ideais para este propósito é necessária para facilitar a interação do governo com o cidadão, por meio das tecnologias da informação e comunicação.

O propósito final é a criação e explicitação do conhecimento para tomada de decisão dos administradores públicos com a identificação das melhores formas de interação com suporte da EC. Pretende-se criar, para alcançar o propósito do projeto, um modelo estruturado na e-participação com aplicação da engenharia do conhecimento que propicie a interação do cidadão com o governo e transforme esta interação em conhecimento para subsidiar o gestor público nas decisões. Este processo deve prover retorno para o cidadão e disponibilizar os resultados alcançados com o intercâmbio de informações. Estas ações de interação podem ocorrer nas esferas de governo (nacional, estadual, distrital e municipal), mas primando pela participação do cidadão na condução das políticas públicas.

Adotando as premissas do governo eletrônico, dentro do padrão de aceitação internacional, que são voltadas para participação do cidadão como protagonista das ações governamentais que visem atender as necessidades expostas para os gestores públicos para melhorar a eficiências do governo para sociedade.

Objetivos específicos:

  • Definir governo eletrônico dentro da perspectiva participativa do cidadão;

  • Apresentar as propostas de interações utilizadas nos países do mundo;

  • Levantar se há propostas de interações utilizadas no Brasil e verificar as especificidades;

  • Mostrar as melhores formas da engenharia do conhecimento dar suporte a modelos de interação entre o governo e o cidadão;

  • Construir um modelo teórico de interação para ser aplicado em uma esfera do governo ou área de atuação governamental.

Linhas de Pesquisa no Grupo de Pesquisa:

  • Governo Eletrônico

  • e-Democracia

  • e-Gov no Poder Executivo

  • e-Gov na Segurança Pública