qua, 23/06/2010 - 21:34


PorAnônimo- Postado em 23 junho 2010

Código Aberto
O termo código aberto, também conhecido como software livre (apesar de possuírem algumas pequenas diferenças), refere-se a qualquer software que possua distribuição livre, podendo ser usado, copiado, modificado e redistribuído sem restrição, está é uma forma de conhecimento científico, da mesma forma que cientistas divulgam suas pesquisas, para que outros possam desenvolver novas pesquisas em cima das já estudas, o código aberto permite o aperfeiçoamento constante. Seu código fonte deve estar incluído e qualquer programador pode trabalhá-lo, podendo por sua vez, também distribuí-los.

Os programas com código aberto vêm sendo cada vez mais utilizados no mundo, e a tendência é que o número continue a aumentar, fatores como a distribuição gratuita (na maioria dos casos) e a livre permissão para modificar o software ajudam neste processo, assim como mantém uma constante atualização do mesmo, gerando melhorias e a adaptação dos programas do modo que o programador preferir.

Os defensores do movimento do código aberto sustentam que ele é uma alternativa à indústria do software, possuindo um modelo colaborativo de produção intelectual, que por sua vez cria um novo modo de pensar os softwares, que como conseqüência, pode mudar todo o modo usar os computadores, com a participação ativa de todos os interessadas e uma escolha cada vez maior de programas para utilizar, o código aberto ainda pode aumentar o interesse do usuário para os estudos de programação e assim aumentar o número de futuros programadores que podem colaborar com a iniciativa do código aberto e aumentar ainda mais as alternativas de softwares.

Existem mitos acerca dos softwares com código aberto, diferentemente do pensamento comum, nem todos são gratuitos, assim como também é possível gerar lucros com estes programas. Estudos também indicam que o software de código aberto são os mais seguros, sendo atualizados constantemente por qualquer interessado, que por sua vez lança a atualização para que outros também possam fazer sua contribuição, abrangendo assim, diversas habilidades e talentos. Além disso, o código aberto também é mais visto que o proprietário, assim a revisão de diversas pessoas aumentam sua qualidade, fazendo todos os usuários desses programas ganharem com isso.

Estudos também indicam que o software de código aberto são os mais seguros, sendo atualizados constantemente por qualquer interessado, que por sua vez lança a atualização para que outros também possam fazer sua contribuição, abrangendo assim, diversas habilidades e talentos. Além disso, o código aberto também é mais visto que o proprietário, assim a revisão de diversas pessoas aumentam sua qualidade, fazendo todos os usuários desses programas ganharem com isso.

Referências: