Relatório - Questionário para Aplicação da Métrica de Usabilidade: Governo Eletrônico nos tribunais brasileiros - 2011


Poraires- Postado em 14 setembro 2011

Disciplina informática jurídica - 2011

Prof. Aires J Rover - UFSC

Questionário respondido pelos alunos da disciplina e monitoria em 2011

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70 respostas

Trâmites

 
De que forma os usuários podem obter informação prévia?
 
Não se oferece informação   0 0%
É oferecida informação de caráter geral na web   65 93%
Os usuários podem solicitar informações que são remetidas por correio normal   15 21%
Os usuários podem solicitar informações que receberão por correio eletrônico   50 71%
Os usuários podem solicitar informações que são disponibilizadas online   40 57%
A página web indica o prazo em que a resposta será dada   1 1%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.
De que forma os usuários podem obter e enviar formulários?
 
Download diretamente pelo site   41 59%
Via e-mail   22 31%
Outros meios   20 29%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.
De que forma os usuários podem realizar o pagamento de taxas?
 
Via boleto   55 79%
Transferência ou depósito online   13 19%
Cartão de crédito   1 1%
Diretamente em alguma agência bancária   9 13%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.
De que forma os usuários podem obter informação posterior ao início de um trâmite?
 
Via e-mail   22 31%
Através do website   61 87%
As pessoas podem marcar mais de uma caixa de seleção, então a soma das percentagens pode ultrapassar 100%.

Sobre os conteúdos

 
A página web indica a sua data de criação?
 
Sim   13 19%
Não   56 80%
Other   1 1%
A página web indica a data de sua última modificação?
 
Sim   39 56%
Não   27 39%
Other   4 6%
A informação está atualizada?
 
Sim   68 97%
Não   0 0%
Other   2 3%
Todas as páginas estão identificadas com o nome da instituição e o departamento responsável?
 
Sim   64 91%
Não   4 6%
Other   2 3%
Todas as páginas oferecem informação de contato?
 
Sim   43 61%
Não   20 29%
Other   7 10%

Todas as páginas estão disponíveis em inglês?
 
Sim   2 3%
Não   67 96%
Other   1 1%
É oferecido aos usuários um questionário de satisfação?
 
Sim   9 13%
Não   57 81%
Other   4 6%
É oferecido um formulário para sugestões, queixas ou perguntas?
 
Sim   51 73%
Não   16 23%
Other   3 4%

Políticas de desenvolvimento das aplicações

 
É informada a política de proteção de dados e ou privacidade?
 
Sim   12 17%
Não   55 79%
Other   3 4%
Estão claras as regras e ou os padrões de segurança informática que estão sendo utilizados?
 
Sim   4 6%
Não   63 90%
Other   3 4%
Existem regras para a solução de conflitos entre usuários e a instituição visitada?
 
Sim   45 64%
Não   19 27%
Other   6 9%