Resumo do artigo “A Campanha Eleitoral na Internet: Uma Análise do Twitter dos Candidatos à Presidência Dilma Roussef e José Serra”


PorPedro Duarte- Postado em 30 maio 2012

Autores: 
Benami Bacaltchuck
Sônia Regina Schena Bertol
Mariana Pessini Mezzaroba

 

O artigo versa sobre a utilização dos novos meios de comunicação nas campanhas políticas, dando ênfase às últimas eleições presidenciais. A qual teve, como novidade, a manifestação dos candidatos Dilma Rousseff e José Serra pelo site de relacionamentos twitter.

Contudo, o trabalho vai além da simples análise do twitter dos candidatos ao dissertar acerca da importância dos meios de comunicação na formação de opinião, e da sua consequente influência na ordem social. Para tanto, nos dá uma noção geral do trabalho documental do repórter, e da dificuldade em manter a notícia jornalística neutra; ou seja, sem juízos de valores.        

Em contrapartida, fala nos novos meios de comunicação como a solução para essa possível deturpação gerada pela fonte de comunicação. Posto que, nas redes sociais, a notícia pode se propagar de forma instantânea através do próprio agente, sem correr o risco de deturpação do fato por um mediador. Tal relação de proximidade entre os interlocutores, por possibilitar uma maior interação com os candidatos, atrai a sociedade para discussões pertinentes ao futuro do seu Estado.