Software de reconhecimento de voz será instalado nos tribunais


Porgeovana- Postado em 11 setembro 2011

 

Uso de softwares de reconhecimento de voz e transcrição para o papel são realmente necessários e úteis?

 

FONTE: HTTP://WWW.DN.PT/INICIO/CIENCIA/INTERIOR.ASPX?CONTENT_ID=1979933

TRIBUNAIS BRASILEIROS

Empresa nacional instala software de reconhecimento de voz

por Lusa07 Setembro 2011

A empresa portuguesa VoiceInteraction vai equipar tribunais do Brasil com um software que permite transcrever de forma automática a gravação áudio das sessões, subindo assim a facturação em 125 mil euros ainda este ano, revelou à Lusa um dos accionistas.

 

Renato Cassaca explicou que o software permite "o processamento automático de dados multimédia, quer áudios quer sejam vídeo, tudo de forma automática", de forma a transformá-los em texto.

A grande aposta da VoiceInteraction está virada para o Brasil, pois é um mercado onde não têm concorrência.

"Temos já contratos com o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná e com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso" representando 300 salas de audiências o que "trará à empresa um valor de 125 mil euros de facturação já em 2011", disse.

Até 2013, o que a empresa pretende é alargar a cobertura para os 27 estados do Brasil, o que significa que a "tecnologia estará presente em mais de 4000 salas de audiência", ressalvando contudo que as estimativas contabilizam apenas o Tribunal Regional do Trabalho, não considerando outras áreas da justiça, como sejam o Tribunal Constitucional e o Tribunal de Contas brasileiros.

"Não há nenhuma empresa que consiga dar resposta às necessidades que o mercado neste momento está a pedir, que é o processamento automático de dados multimédia, quer áudios como vídeo, tudo de forma automática o que implica ter uma tecnologia robusta, madura, capaz de processar grandes quantidades de áudio, em tempo útil, usando grandes dicionários", afirmou.