A TECNOLOGIA CRIANDO NOVOS HORIZONTES


PorRomário Pedro R...- Postado em 28 junho 2013

Aluno: Romário Pedro Rodrigues

Disciplina: Informática Jurídica

17/04/2013

 

A TECNOLOGIA CRIANDO NOVOS HORIZONTES

 

http://www.campinas.sp.gov.br/noticias-integra.php?id=18249

A prefeitura municipal de Campinas em São Paulo em parceria com um instituto da área de tecnologia da informação e comunicação esta começando a aplicar um projeto que visa inserir as pessoas deficientes no mercado de trabalho por meio de cursos profissionalizantes.

O foco da notícia vale destacar: 

“A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, está estabelecendo uma parceria com o Instituto Eldorado, uma associação civil de atuação em âmbito nacional na área de tecnologia da informação e da comunicação. O Instituto possui o projeto ‘Oficina do Futuro PcD – a competência faz a diferença’, que capacita pessoas com deficiência para atender ao mercado nesse segmento”.

O curso tem como objetivo capacitar pessoas deficientes, e que com suas deficiências físicas teriam maior dificuldade de ingresso no mercado de trabalho, proporcionando um conhecimento tecnológico que nos dias de hoje é fundamental numa busca de um emprego de qualidade.

Iniciativas como essa pelo poder público fortalece e confirma ainda mais a importância que existe em torno da capacitação e ensino para população na área tecnológica.

Os beneficiados que fizerem parte do curso fornecido pelo instituto, após concluírem, podem investir na nova forma de trabalho, que esta em ascensão, o teletrabalho, pois essa forma de trabalho é ideal para pessoas deficientes que tenham dificuldade de locomoção, não somente por suas deficiências, mas também pela falta de infraestrutura das cidades brasileiras. O teletrabalho permite que o funcionário produza de forma livre e fora de ambientes de escritório, tendo a liberdade de trabalhar em casa.

 Portanto cursos como esse podem produzir frutos além dos previstos, dando à pessoas deficientes uma oportunidade não só de aprendizagem, mas também formas de emprego mais acessíveis como o teletrabalho.