Tecnologia da Informação e da Comunicação


PorFrancislaine Dario- Postado em 12 maio 2011

Tecnologia da Informação e da Comunicação

Atualmente tem-se considerado cada vez mais o uso de tecnologia de informação e comunicação nas mais variadas áreas. Na conjectura atual é quase que impossível separar os dois conceitos. A minituarização de componentes eletrônicos e a disponibilidade de meios de comunicação mais abrangentes conduziu os sistemas para a convergência dos meios de comunicação. Hoje em dia a disponibilidade dos dados é possível graças as tecnologias de acesso a rede de computadores mundial. O maior exemplo desse tipo de evolução e convergência é a Internet.

A internet atualmente é quase que sinônimo de informática, para os usuários leigos. Ninguém adquire um computador hoje em dia se não for para, quase que sempre, disponibilizar e receber informações na Web. O Brasil apresenta atualmente quase 68 milhões de usuários conectados na Internet[1], dentre todos esses usuários, a maioria esmagadora, quase 68% utiliza a internet para navegar, utilizando a aplicação Web. Apesar do número de usuários ser relevante, ainda é pouco representativo se comparado com países como os EUA, com quase 230 milhões de usuários ou a China, com 260 milhões de usuários conectados.

A questão de inclusão digital em países considerados de terceiro mundo, é fator preponderante para o desenvolvimento do país. Hoje em dia, a infraestrutura de comunicação de um país vai além de provedores de Internet grátis oferecidos a população ou cordões ópticos interligando os continentes. Faz-se necessário a implementação de redes de alta velocidade em todo o país a preços mais acessíveis. O Brasil possui hoje um dos acessos à Internet mais caros do mundo. 

 

Francislaine Dario