Colabore com o portal publicando artigos de sua autoria. Você já fez o seu cadastro?

Tecnologia e Gestão da Informação em Segurança Pública


Porbiblioteca- Postado em 12 agosto 2009

FURTADO, Vasco. Tecnologia e Gestão da Informação em Segurança Pública. Rio de Janeiro: Garamond. 2002, 268 pgs.

ISBN: 85-86435-87-4

2
Resumo: A Segurança Pública é um dos problemas sociais que mais afligem o cidadão brasileiro nos dias de hoje. Trata-se de um problema complexo que, para ser definitivamente resolvido, exige ações diversificadas, particularmente no que se refere à melhoria da qualidade de vida da população em geral. Não obstante, os órgãos de Segurança Pública são elementos essenciais nesse processo de melhoria. Sua modernização, com o uso intensivo da Tecnologia da Informação, aumenta a eficiência e a eficácia do trabalho policial.

Este livro relata a experiência vivida por seu autor na coordenação do processo de modernização da Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania do Estado do Ceará e introduz os conceitos, procedimentos e técnicas usadas para tal fim. De forma didática, transmite conhecimentos importantes sobre o desenvolvimento de projetos essenciais aos órgãos de Segurança, como o Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), o Sistema de Informações Judiciárias (SIP) e o Sistema de Identificação Criminal.

A obra possui clara importância no contexto tecnológico, visto que os projetos descritos exemplificam o uso de tecnologias as mais diversas, com benefício direto para a população. E é também relevante no contexto educa-cional, pois sua leitura será extremamente útil nas academias de polícia, permitindo aos policiais compartilharem do saber nela explicitado.

Além dos fatores mencionados, este livro incorpora, por seu caráter pioneiro, um outro aspecto que se revela decisivo para o futuro da Se-gurança Pública no Brasil: ele inaugura uma fase de produção de conhecimento sobre Segurança Pública sob a ótica de outra disciplina, a Tecnologia da Informação, enriquecendo sobremaneira o debate sobre o tema. Para cumprir seus objetivos e contribuir para um aprimoramento da sociedade brasileira , é essencial que esta iniciativa seja seguida por outras pesquisas nos mais diversos campos que compõem o multidisciplinar domínio da Segurança Pública.