"As Tecnologias de informação e comunicação para Gestão Municipal"


PorAnônimo- Postado em 07 novembro 2010


A Siemens IT apresenta o estudo "As Tecnologias de informação e comunicação para Gestão Municipal", sobre métodos de gerenciamento e aplicação de TI em diferentes esferas de grandes cidades.

O estudo foi realizado pela divisão de pesquisas da revista The Economist, Economist Intelligence Unit (EIU), a pedido da empresa, de março a abril deste ano, a pesquisa envolveu 15 cidades de 12 países - Abu Dhabi, Berlim, Buenos Aires, Copenhague, Lisboa, Dubai, Istambul, Londres, Madri, Mumbai, Munique, Nova York, Xangai, Cingapura e Viena, com a participação de 240 funcionários públicos, 2.250 cidadãos e 300 executivos.

Os resultados do estudo alertam para a necessidade de utilizar as tecnologias de informação e comunicação (TIC) para interligar e promover a circulação de informações nas cidades e estimular mais investimento e participação dos moradores em questões públicas.

A análise informa que as TIC permitem que as cidades sejam mais competitivas e indica novas maneiras para superar desafios urgentes como tráfego, proteção ambiental e infraestrutura urbana. A gestão dessas tecnologias também permite que os cidadãos se envolvam e se capacitem para auxiliar na elaboração de soluções para os desafios de cidades em todo o mundo.

O estudo aponta que uma rede de internet forte e uma estrutura de tecnologia de informação e comunicação com a presença de profissionais experientes são fatores essenciais para a entrada de mais empresas. Cerca de 77% dos representantes das empresas com atuação global entrevistados acreditam que a instalação de uma rede banda larga adequada é a principal característica das TIC para atrair investimentos do setor privado, pois geram um impacto significativo para o desenvolvimento econômico das cidades.

Outro dado importante é a influência que as tecnologias de informação e comunicação podem exercer sobre o comportamento dos cidadãos e das empresas para a conservação ambiental, ao oferecer mais informações sobre o uso de recursos como energia e água. Globalmente, 74% dos cidadãos e 61% das empresas afirmam que provavelmente mudariam seus padrões de consumo se tivessem mais informações sobre como utilizam os recursos. Outra tendência apontada pelo estudo é que cidadãos em posse de informações provenientes de fontes oficiais, sejam em vídeos ou outros dados, se envolvem mais no âmbito comunitário, tornando a vida urbana mais agradável. Esses dados, poderiam ser facilmente acessados por meio de smartphones e outros aplicativos móveis, à medida que mais pessoas têm acesso à mobilidade digital. Dessa forma, as TIC podem ser usadas por funcionários públicos para avaliar e capacitar as pessoas para desempenhar um papel significativo na estruturação de suas próprias cidades.

Um dos exemplos citados pelo estudo aconteceu nos Estados Unidos, quando funcionários públicos de Portland, em Oregon, lançaram um concurso chamado CivicApps para desenvolver aplicativos voltados à população em geral com informações sobre os parques, meios de transportes e licenças de construção da cidade. Já em Nova York, um usuário do iPhone usou dados de uma pesquisa governamental sobre mais de um milhão de árvores para criar um aplicativo que permitisse a outros usuários saber dados específicos como tamanho e espécie das árvores, apenas direcionando o seu dispositivo para a planta.

"Uma das descobertas mais surpreendentes do estudo foi saber que as tecnologias de informação e comunicação tornaram-se necessidades básicas, como água e eletricidade, para a boa gestão de qualquer cidade. Além disso, a pesquisa mostra que há um grande potencial para iniciativas de TIC como as redes inteligentes - smart grid, o que permitirá aos cidadãos e às empresas uma melhor gestão do uso da eletricidade e a possibilidade de reduzir de custos e consumo", afirma Klaus Heidinger, Head of Global Center of Competence for City Management at Siemens IT Solutions and Services em Cingapura.

E-government

O estudo revelou também que as empresas e os cidadãos estão de olho nas iniciativas em e-government para melhorar a interação com funcionários públicos. Mais de 89% das empresas escolheram "mais eficiência" como o benefício mais esperado como resultado do uso das tecnologias de informação e comunicação na prestação de serviços públicos ou na fiscalização. Do mesmo modo, a análise aponta que os moradores sentem que as iniciativas de e-government teriam um impacto mais significativo na sua qualidade de vida.

Embora os benefícios das iniciativas de e-government sejam claros, os diferentes públicos entrevistados mostraram-se divididos sobre os desafios à adoção de novas tecnologias de serviços governamentais. As empresas que participaram do estudo apontaram que os funcionários públicos poderiam ser mais abertos à adoção de serviços públicos online. Por outro lado, a maioria dos cidadãos considera que os funcionários públicos poderiam ser mais sensíveis às suas experiências virtuais. Em contrapartida, esses funcionários citaram a resistência dos cidadãos em relação às transações online como um dos maiores desafios para a prática do e-government.

O estudo sugere que, globamente, as iniciativas de e-government podem agregar valor às cidades, mas para que aconteça de maneira satisfatória, todos os interessados deverão trabalhar conjuntamente.