Temas estudados pelo grupo de pesquisa de egov da UFSC são pauta do XI Congresso Catarinense de Municípios.


Pormarciele- Postado em 27 fevereiro 2013

 

 

 

Durante a abertura do XI Congresso Catarinense de Municípios, realizado em Florianópolis, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, cobrou mais transparência dos prefeitos na divulgação das informações sobre suas gestões.
Dentre a pauta de discussões foi destacada a importância do cumprimento da Lei de Acesso à Informação- LAI. Além disso, foi dada  ênfase para o necessário cumprimento da LAI que completa um ano. Nesse sentido, durante as palestras alertou-se para a necessidade das prefeituras adotarem estratégias de gestão a longo prazo. (DIARIO CATARINENSE, 2013, online).

Cientes da relevância de estratégias de governo aberto, as quais efetivem o acesso à informação, o grupo de pesquisas de egov da UFSC já analisou os portais dos Tribunais de Contas Brasileiros, bem como o cumprimento da LAI pelas prefeituras da região sul do Brasil. Para acessar o resultado dessas pesquisas basta acessar os links abaixo.

 

ROVER, Aires José; MEZZAROBA, O. ; SANTOS, P. M. ; BERNARDES, M. B. ; GOTA, M. M. M. ; MEZZAROBA, M. . Métrica de Avaliação dos Sítios e Portais Corporativos dos Tribunais de Contas Brasileiros. Florianópolis: Conceito Editorial, 2012. 243 p. ISBN 9788578740757

SANTOS, Paloma Maria; BERNARDES, Marciele Berger; ROVER, Aires José. Teoria e Prática de Governo Aberto: Lei do Acesso à Informação nos executivos municipais da região Sul. Florianópolis: Fundação Boiteux, 2012. 214p.

 

Noticia completa acesse o diário catarinense:< http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/politica/noticia/2013/02/tcu-cobra-transparencia-nas-gestoes-municipais-4056779.html>