Tráfego automatizado já supera o humano na web, diz pesquisa


Porbarbara_montibeller- Postado em 12 abril 2012

Tráfego automatizado já supera o humano na web, diz pesquisa

 

RAFAEL GARCIA
EM WASHINGTON

 

Desde a publicação de "Eu, Robô", em 1950, o risco de a humanidade ser dominada por autômatos é um tema recorrente na ficção científica.

A profecia do escritor Isaac Asimov pode parecer exagerada, mas quem acha isso improvável pode ficar surpreso com o resultado de uma nova pesquisa: o mundo já é dominado pelos robôs.

Em proporção de atividade, eles superam os humanos por 51% contra 49%, mas não existem como androides, num ambiente físico, como concebidos por Asimov. É só na internet que o tráfego dos robôs já supera o das pessoas.

O número saiu de uma estimativa feita em março pela empresa de segurança digital Incapsula, que fez um levantamento sobre o fluxo automatizado de dados na rede, analisando sites de mil clientes.

Sem precisarem se materializar em armaduras metálicas falando com voz unitonal, essas criaturas se dedicam a navegar pela web para recolher informação.

Sites como o Google, por exemplo, usam um programa do tipo "crawler", que navega na rede compulsivamente, registrando tudo o que vê pela frente. É ele que produz o índice a que recorremos quando fazemos uma busca.

[...]

Para deixar as coisas ainda mais parecidas com um roteiro de filme, os autômatos que mais contribuem para a população robótica na web são os mal-intencionados: ferramentas usadas por hackers, ladrões de conteúdo e disseminadores de spam. [...]

 

CENSO CIBERNÉTICO

 

Pensando com ceticismo, porém, será que uma empresa de segurança digital não teria interesse em superestimar a ameaça robótica só para atrair mais clientes?

Não é impossível, mas cientistas da computação na academia não parecem surpresos ao ver o tráfego robótico superando o humano.

Lee Giles, professor de ciência da computação na Universidade Estadual da Pensilvânia, fez um experimento dois anos atrás para tentar estimar a quantidade de robôs na internet.

Após usar três sites como isca, capturou uma grande amostragem de autômatos e concluiu que eles estavam operando a partir de mais de 780 mil endereços IP --o código que identifica um usuário na rede.

Essa quantidade pode parecer pequena diante dos mais de 2 bilhões de pessoas que usam a internet no planeta. Um robô, porém, é capaz de visitar muito mais sites do que uma pessoa em um mesmo período de tempo.

 

 

(Disponível em : Tráfego Automatizado Supera o Humano  Acesso 12 de abril de 2012)

 

 

Análise Pessoal:

 

Imaginar que 51% do tráfego de dados hoje, é gerado por programas robóticos é no mínimo curioso.

Sem sombra de dúvida estamos ainda longe do risco de a humanidade ser dominada por autômatos, como inicia a notícia. Entretanto, um dado como esse deve ser levado em conta da Sociedade da Informação.

Isso mostra que cada vez mais esses programas estarão presentes facilitando a vida na internet, auxiliando o trabalho na área. Porém, é bom levar em conta que hoje muitos desses programas, são chamados de "Robôs Maus", que são aqueles utilizados por hackers. Programas mal intencionados que fazem desde roubo de informações, a exploração de sites e computadores frágeis até mesmo retirando-os do ar.

É inevitável que cada tecnologia tenha seu lado bom, e seu lado ruim. Mas é interessante perceber a evolução ao longo dos tempos e sua aplicação na vida prática.

 

Trabalhar em cima de dados como esse, pode auxiliar para a evolução da robótica e quem sabe pouco a pouco veremos com mais evidência a robótica no mundo físico.

Não só na coleta de dados, mas técnicas como essas juntamente com outros ramos da Inteligência Artificial podem ajudar diversas áreas como Medicina e Direito.

Basta que cada vez mais pessoas se interessem em entender esse universo e aplicá-lo em nosso mundo. E que póssamos achar o melhor modo possível de conviver com isso.