Trabalho sobre o filme "A Última Hora"

PorIgor Heidrich- Postado em 05 abril 2012

UFSC florianópolis
27° 36' 6.1776" S, 48° 31' 22.8216" W

UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências Jurídicas
Curso de graduação em direito
DIR5934 - Informática Jurídica
Prof. Aires José Rover
Aluno: Igor Heidrich

Trabalho sobre o filme a última hora

No filme, foram identificados diversos processos nos quais o homem através do avanço tecnológico impacta negativamente no meio ambiente.

Entretanto, como defendido no filme, a própria tecnologia tem as respostas. No Brasil estamos passando pela implementação do processo virtual na Justiça. Tal exemplo tem uma dimensão ecológica importante, principalmente pela economia de papel que a iniciativa permite, além de trazer a tona a importância de se validar juridicamente a "burocracia eletrônica" o que pode impulsionar e dar garantias a outras iniciativas públicas e privadas.

Segundo o CNJ a cada ano, 20 milhões de novos processos chegam ao Judiciário. Eles somam 2 mil toneladas de papel. Para produzir tudo isso, o suficiente para lotar 270 carretas, é preciso cortar 30 mil árvores, área equivalente a 27 campos de futebol por ano.

A economia de água será de pelo menos 64 milhões de litros a cada ano, o suficiente para o uso diário de 900 pessoas no mesmo período.
Pelo processo virtual, toda a tramitação é feita eletronicamente, por intranet e internet, facilitando e agilizando o trabalho de todos os envolvidos - partes, advogados, promotores, magistrados - e dando mais transparência, já que os processos e seus andamentos ficam disponíveis na rede mundial de computadores.