Transparência no serviço público


Porgiovanidepaula- Postado em 24 setembro 2010

O uso de novas tecnologias e o Governo Eletrônico, com a participação real e efetiva do cidadão na Administração Pública, cada vez mais vem tornando-se uma realidade. Isso facilita e otimiza o alinhamento das práticas administrativas com os princípios constitucionais da legalidade, moralidade, eficiência e publicidade. Todos ganham com isso, Estado, sociedade e cidadão. Vejam o exemplo do município de Cricíuma:

Rastreador de frota começa a funcionar no governo de Criciúma
15/09/2009 | 16:33
O rastreador de frota começou a funcionar, experimentalmente, no governo do Município de Criciúma. De início o aparelho está funcionando em 22 carros do sistema Viário, Educação, Social e Fundação do Meio Ambiente. O custo total foi de R$ 70,5 mil e tudo recursos próprios.
Conforme o diretor de Logística, Luiz Selva, o sistema é importante porque, além de se ter um controle da frota, há economia e transparência. “Os funcionários também poderão usar de forma racional os veículos e a população poderá conferir onde se encontra cada carro”, disse.
O sistema funciona via GSM (celular) que está instalado em cada automóvel. “É uma inovação”, ressaltou Selva.
A população poderá ter acesso através do site do governo www.criciuma.sc.gov.br e ir ao link sistema Horus. Lá, a pessoa poderá escolher a placa do carro que deseja rastrear dando sequência aos seguintes passos: selecione um veículo por sua placa no campo “Placa do Veículo”; clique o botão “Consultar”; será gerada uma tabela com hora, data e as coordenadas do veículo selecionado e, por último, clique no link “Visualizar” no fim de cada linha para visualizar o mapa. O resultado sairá em 20 segundos. “A população também poderá sugerir o rastreamento de determinado veículo e a denúncia poderá ser anônima. O setor do patrimônio é que receberá a mensagem de alerta do contribuinte para as providências”, disse Selva acrescentando que muitos ajustes deverão ser feitos.
O rastreamento deverá ser colocado em toda a frota, entre carros e maquinaria e até nos veículos do prefeito e do vice-prefeito. “Cem rastreadores já estão à disposição do governo municipal. Falta, apenas, instalar o chip nos veículos”, finalizou.

Diretoria Executiva de Comunicação

Fonte: http://www.criciuma.sc.gov.br/lernoticias.php?codigo=1927