Uso da Ontologia no e-Gov


PorAnônimo- Postado em 07 dezembro 2009

A ontologia como instrumento para a modelagem de um domínio, explicitando os conceitos fundamentais e o seus relacionamentos semânticos tem recebida atenção de numerosos pesquisadores em muitos países.

Um exemplo de aplicação de ontologia no segmento governamental é o projeto semanticgov (www.semantic-gov.org) coordenado pelo CERTH (Centre for Research and Technology Hellas) com a participação de governos, universidades e empresas privadas. O projeto tem como objetivo prover serviço público integrado para cidadãos a nível nacional e pan-europeu com o uso de tecnologias da web semântica. A idéia é a utilização de serviços e processos interoperáveis utilizando ontologias e serviços com anotações semânticas para prover a infraestrutura que suporte integração semi-automática dos processos de governo eletrônico. De acordo com o semanticgov, modelos ricos em semântica têm funções chaves na construção de sistemas integrados de e-gov, além disso, o mapeamento entre diferentes modelos de informações, expressadas por meio de ontologias ajuda atingir a interoperabilidade semântica.

Iniciativa como essa certamente permitirá que os serviços de governo eletrônico evoluam a um outro patamar, ao encontro das necessidades da sociedade.