Vídeo - Ericção da inteligência - Rubem Alves

Poraires- Postado em 09 outubro 2010

"A primeira tarefa do professor é ensinar os alunos a ver, porque o mundo é absolutamente maravilhoso. São coisas fantásticas! O ovo é maravilhoso. Eu escrevi uma crônica sobre o ovo. Ah! Uma concha de caramujo de jardim é maravilhosa, uma teia de aranha é maravilhosa. Há coisas absolutamente fantásticas. E a primeira tarefa do professor é levar os alunos a sentir o espanto dessas coisas. E quando as crianças se sentem espantadas, elas começam a fazer perguntas, porque elas são curiosas. Os gregos diziam que o pensamento começa quando, diante de um objeto qualquer, qual era a palavra que eles usavam? [fica pensando, tentando lembrar] É... fica bestificado. Você olha para o objeto: “Mas como? Mas como? O que é isso?”. Nesse momento, a gente sente uma ericção [o mesmo que ereção] da inteligência..."

Veja continuação no vídeo, parte da entrevista no Roda Viva.

Completamente CORRETO!
Lembrei de vários momentos da minha vida estudantil! :)