Você tem fome de quê? Governo eletrônico, transparência, participação e... tortas!


PorLahis Kurtz- Postado em 16 agosto 2016

Transparência é uma das tônicas quando se fala em governo eletrônico. Mas, em tempos de touchscreen e realidade aumentada (como vai sua coleção de bichinhos virtuais capturados?), tão importante quanto o acesso às informações sobre as possibilidades, escolhas e consequências daquilo que se faz no âmbito político é a forma como esses dados são visualizados pelo cidadão. Hoje estava lendo este artigo sobre sistemas transparentes para governos eletrônicos eficientes (escrito em 2007 e que ainda parece bastante futurístico em alguns aspectos) e lembrei de um site de grupo de pesquisa. Logo pensei em incluí-lo na postagem de hoje. E depois que fiz uma nova visita, não poderia deixar de falar dele aqui.

No Macro Connections, os pesquisadores criam softwares de organização e visualização de dados e fazem questão de compartilhá-los com a comunidade. Na parte de projetos do site, é possível encontrar um onde se mapeia a sensação de segurança de locais te mostrando duas fotos de ruas pinçadas pelo softtware a partir do google street view, ou um onde podemos ver um mapa conceitual com as linguagens do mundo pelo volume de utilização e as traduções e relações entre elas (mandarim e inglês são bem grandes nesse esquema). Há um tempo atrás, a plataforma DataViva (não confundir com Dataprev) me impressionou: nela, você pode combinar dados de referência sobre assuntos de interesse público do Brasil, como educação, empregos, produtos locais, exportações, e isso gera diversos formatos de gráfico mostrando a informação que vem dessas combinações. (Fica a dica para o Justiça em Números!)

Mas a mais recente surpresa desse laboratório, que faz parte do MIT, conheci hoje: chama-se Participie. (Agora o título dessa postagem e a foto começam a fazer mais sentido!)

Numa divertida combinação entre os termos "participate" e "pie" ("participar" e "torta", em inglês - e, por coincidência, pronuncia-se "participai"), a plataforma propõe uma forma simples e organizada de coletar opiniões e informações sobre questões públicas. No site, cada um pode opinar, por exemplo, sobre as fatias do orçamento e quais ingredientes são priorizados (como defesa, seguridade social, saúde, transporte, etc...). E não é só no estilo gostei/não gostei: você é o padeiro e pode ir até a bakery (padaria - espaço no site onde se discutem e fazem tortas) e decidir qual o tamanho ideal de cada fatia, criando sua própria receita, ou discutir a das outras tortas, no espaço para apoiar aumento ou diminuição da fatia de cada sabor. Mas a discussão vai além de um orçamento participativo; também há uma torta de pautas de interesse público. No site, que data de 2012, é possível ver como isso funcionou com as duas tortas disponíveis para discussão: a do orçamento federal dos EUA e a de pautas que deveriam ser esclarecidas pelos políticos Romney e Obama. Assim como essas, outras poderiam ser criadas - qual seria a torta brasileira do momento?

Enfim, se transparência e participação ainda estão mais no plano ideal de nossa realidade política, não é por falta de ferramentas. Vale conferir os projetos do Macro Connections!