® InfoJur.ccj.ufsc.br
 
AS IMAGENS ERÓTICAS INFANTIS 
Por Ana Cristina Canosa Gonçalves

A autora é psicóloga clínica e educadora sexual; Delegada Regional da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH) em São Paulo e coordenadora e docente dos cursos de pós-graduação em Educação Sexual da SBRASH.

Minha posição com relação a este assunto é diferente da anterior (veja o texto "O acesso da criança às imagens eróticas" na editoria sexo, . O acesso à imagens eróticas que contenham adultos nús, ou se relacionando sexualmente com outros adultos não podem ser passíveis de censura. Porém não posso concordar com a publicação na rede de fotos de crianças em ato sexual explícito com adultos. Já pude eu mesma visitar alguns sites que se especializaram em fotografias desta natureza. Nestes, crianças ainda pequenas, sem um sinal aparente da puberdade (pelos pubianos) estão envolvidas em cenas eróticas com adultos e algumas com penetração anal ou vaginal.

Bem, se alguns profissionais de nossa área são radicalmente contra qualquer tipo de censura, eu respeito, mas lamento. Porque estes também deveriam compreender a sexualidade infantil tendo características distintas da relação sexual do adulto. Ora, a criança tem desejos sexuais, muitas vezes voltados para suas figuras parentais. E os adultos por sua vez também podem se excitar durante a proximidade afetiva com suas crianças. Isto é natural. Contudo, em minha opinião, a criança não tem maturidade psíquica e sexual para envolver-se neste tipo de relação. Os adultos devem compreender seus sentimentos, e demonstrar a criança que o sexo é belo, prazeiroso e que ela, criança, deve respeitar seu desenvolvimento. Permitir a masturbação infantil, e os jogos e brincadeiras sexuais típicos da infância é tratar o sexo de forma natural. Porém, consentir que os adultos não controlem seus desejos sexuais e abusem de crianças pequenas é desrespeitar aquelas que não conseguem, através da força física e psíquica, postar-se contra.

Muitas das fotos que observei, retiradas da Internet, são perceptivelmente fotos caseiras. Ora, quais seriam as condições em que estas crianças foram submetidas para serem assim fotografadas? Teriam sido elas forçadas ou este comportamento sexual já faz parte de suas vidas?

Mesmo que as crianças retirem prazer de um contato sexual com os adultos, muitas vezes este prazer poderá ser associado à culpa e reverter-se em sofrimento psíquico na vida adulta. O sexo passa a ser encarado como um misto de prazer e dor. Isto sem contar as outras consequências para a criança que podem ser provocadas pela relação sexual genital com adultos: traumas físicos, incluindo lacerações vaginais e anais; infeccções e doenças venéreas; desordens menstruais; distúrbios de sono e alimentação; dificuldade de aprendizagem; sentimentos de ódio em termos do agressor e do parente não agressor; fugas do lar, uso de álcool e de drogas; prostituição juvenil subseqüente, etc. (Azevedo, M. A. .A.; Guerra, V. N. ; "Pele de Asno não é só história", São Paulo, editora Roca, 1988, p. 100 a 103)

O adulto protagonista deste tipo de relação, bem como o internauta que busca nesses sites a gratificação para seus desejos sexuais exclusivos, poderia ser por nós compreendidos, em nome de uma patologia. Pois bem, seria em nome de seus desvios que as crianças continuariam servindo a seus propósitos e a sociedade permitiria que os sites ficassem lá, estimulando a propagação deste tipo de material?

A legislação Brasileira condena a divulgação de qualquer tipo de material erótico que envolva crianças ou adolescentes. O infrator está sujeito a pena de prisão. O difícil na Internet é descobrir os responsáveis por estes sites. Porque justamente por saberem estar infringindo uma lei, mudam seus endereços virtuais a todos os instantes. Quem sabe se, através desta discussão possamos conscientizar a sociedade de que o problema existe e deve ser discutido abertamente? E que a Educação Sexual é uma estratégia fundamental para que os indivíduos possam exercitar sua sexualidade com prazer, afeto, responsabilidade e respeito a vida humana.

http://www.matemart.com.br/arrastao/balanca/bal3.htm