Autores:
Nina Beatriz Stocco Ranieri
Resumo
Regimes democráticos se consolidam na medida de sua aceitação pela maioria, o que supõe conhecimento e confiança nas instituições políticas e jurídicas. A educação de qualidade é relevante para a governança democrática e para a formação da cidadania, posto propiciar o acesso a ferramentas cognitivas necessárias para a participação política relevante. As interações entre a democracia, o direito à educação e as políticas públicas de educação são analisadas pela Cátedra UNESCO no projeto de pesquisa “Brasil 25 anos de democracia” sob o ângulo da função promocional do Direito à Educação da FD, em parceria com o Núcleo de Políticas Públicas da USP, com. O foco da pesquisa é a atividade do Supremo Tribunal Federal (STF), a do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e a do Congresso Nacional, no período compreendido entre os anos 2000 e 2010.
Palavras-chave
Democracia; UNESCO; Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.
DOI: http://dx.doi.org/10.11606/issn.2318-8235.v108i0p375-396 [2]
Anexo | Tamanho |
---|---|
67990-89957-1-pb.pdf [3] | 1.49 MB |