O portal reune pesquisadores de mestrado e doutorado dos programas de direito e de engenharia e gestão do conhecimento da UFSC, sob a coordenação dos professores Aires José Rover e Orides Mezzaroba. A partir de 2008 formou-se várias parcerias em especial com a Universidade de Zaragoza, Espanha. Tem por objetivo principal consolidar o estudo e disseminação de trabalhos sobre governo eletrônico, inclusão digital e sociedade do conhecimento.

 

Conta de usuário


To prevent automated spam submissions leave this field empty.


Projetos e Temas de Interesse



Mapas observatório do e-Gov

Mapas de Governo Eletrônico e Inclusão Digital

Biblioteca

Biblioteca do Grupo de Pesquisa

Professorando

Temas de Educação e Cultura

BuscaLegis

Biblioteca Jurídica online

 

Observatório do E-GOV

Projeto Observatório do E-GOV.

Disciplina Governo Eletrônico e Inclusão Digital

Disciplina da Pós-Graduação do curso de Direito e Engenharia e Gestão do Conhecimento

Disciplina Informática Jurídica

Disciplina da Graduação do curso de Direito

Disciplina Complexidade, Conhecimento e Sociedade em Rede

Disciplina da Pós-Graduação do curso de Engenharia e Gestão do Conhecimento

 
Uma plataforma com alto poder de impacto foi lançada pelo Governo Federal. O portal http://dialoga.gov.br  foi lançado quase que despercebido no país da "notícia bombástica do dia". 
 
Consiste da primeira plataforma lançada pelo Poder Executivo Federal  para interação direta com a população com um compromisso mais sério no sentido da e-participação, tema que este grupo de pesquisa aborda há longa data. 
 
Os membros do grupo de pesquisa e aqueles que acompanham as publicações científicas ao acessar perceberá que houve um avanço significativo. Assim como o avanço é significativo há também grandes oportunidades de melhoria no sistema.
 
Uma destas oportunidades de melhoria é a participação qualificada. Há artigos em produção mais atualizados sobre esse  tema e será submetido a periódico científico em breve.
 
Pesquisadores do tema  - alguns deste grupo de pesquisa - publicou um artigo em evento que se tornou capítulo de livro  - as TICS aplicadas a e-participação (acesse aqui)   que na página 276 aborda o assunto, quando aborda a qualificação e poder de influência, ainda que tangencialmente. 
 
Este artigo é um capítulo deste livro Democracia Eletrônica    para quem quiser ler mais sobre o tema. 
 
 
O lançamento deste portal Infelizmente aparenta ser uma medida desesperada.  Com apenas  7,7% de avaliação positiva; índices econômicos péssimos - inflação projetada na casa de dois dígitos, desemprego rampante, câmbio em disparada -  o Governo Federal está acuado. Como está há mais de uma década no poder é vítima de si mesmo. Mas qual a relação do cenário político-econômico com a plataforma de e-participação?  
 
O momento mais oportuno seria um início de governo, momento no qual a iniciativa teria maior...
Araujo
29/07/2015 - 17:27
0 comentário(s)