América Latina e Caribe debatem sobre governo eletrônico


PorAnônimo- Postado em 11 novembro 2009

O presidente do ITI, Renato Martini, representa o Brasil na reunião anual da Rede dos Líderes do Governo Eletrônico da América Latina e Caribe (RED GEALC) que, dessa vez, se realiza hoje e amanhã (5 e 6/03), em Montevidéu, Uruguai. No encontro estarão ministros e autoridades do governo eletrônico dos 32 países da América Latina e Caribe membros da Organização dos Estados Americanos (OEA).
O objetivo da reunião é compreender a importância das tecnologias da informação e da comunicação para a administração pública. Além disso, os participantes compartilham experiências, definem mecanismos de colaboração para o avanço do governo eletrônico e obtêm apoio político necessário para que o governo eletrônico se converta em uma ferramenta de competitividade, progresso sócioeconômico e consolidação da governabilidade democrática. O diretor de novas mídias da campanha eleitoral do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, Joe Rospars, estará presente na reunião e falará sobre como chegar aos cidadãos por meio das tecnologias de informação e comunicação.
A RED GEALC foi criada em 2003 pela Secretaria Executiva para o Desenvolvimento Integral da OEA e pelo Instituto para a Conectividade nas Américas (IDCR/ICA) com o fim de promover a cooperação horizontal dos países da América Latina e Caribe.

Comentário:
É importante que ocorram reuniões e debates, como o RED GEALC, em torno do tema do governo eletrônico. Trocar experiências e opiniões se faz fundamental na implementação de um sistema de governo eletrônico eficiente. Os governantes devem incentivar esse tipo de iniciativa, não só internacionalmente, mas também no Brasil.

Fonte: http://www.iti.gov.br/twiki/bin/view/Noticias/PressRelease2009Mar06_132233
Acadêmica: Bruna Fernandes Niehues