Avaliação de site - Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.


Porguilherme.locatelli- Postado em 14 junho 2011

O site que se encontra sob análise neste formulário é o do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais.

Em aspectos gerais o site é bastante informativo, apresenta várias notícias e é bem organizado em seções. Apesar disso, sua página inicial é causa um desconforto a quem acessa, pois contem textos em excesso, gerando uma poluição visual.

O aspecto mais positivo do site é a sua organização. Logo na página inicial há um menu que orienta o visitante, destinando-o para área desejada do site. Além disso, há no outro lado da página várias opções de pesquisa, relativas à Jurisprudência, processos, processo eletrônico, orientações, etc., permitindo que o usuário encontre rapidamente aquilo que está procurando. Vale também ressaltar que as informações para contato são variadas e completas.

Entretanto, o excesso de textos, banners e informações dispostos na página inicial causa certa confusão e desconforto visual em quem acessa. Uma interface anterior que redirecionasse o usuário para a área específica que está procurando resolveria este problema.

A possibilidade de realizar pesquisas de processos e jurisprudência é também ponto relevante do site. O mundo jurídico está cada vez mais virtual e os tribunais devem não somente acompanhar como liderar este avanço. Ao invés de se locomover até o juízo para consultar o estado de seu processo, o advogado com ações no tribunal pode simplesmente digitar o número e terá todas as informações disponíveis. Se alguém quiser saber qual a posição do tribunal perante determinado assunto basta digitar uma palavra e terá todos os acórdãos relacionados a esta.

Além disso, o site também contém um mapa muito completo e informativo, que com certeza ajuda visitantes que não tenham muita perícia no âmbito virtual.