Colabore com o portal publicando artigos de sua autoria. Você já fez o seu cadastro?

Avaliação de site - Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo


Porfernanda marcon- Postado em 16 junho 2011

Avaliação de site - Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo

Endereço eletrônico: http://www.tj.es.gov.br/

A página web do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo possui uma estrutura organizada, sendo o acesso às informações, em geral, bastante ágil. O site contém diversos recursos importantes, como a consulta processual, alguns serviços disponibilizados pelo TJES e publicações.  Além disso, o conteúdo e as notícias  são atualizados diariamente, sendo que a consulta processual  mostra atualizações feitas no sistema até o último dia útil.

Outro aspecto positivo consiste em todas as páginas estarem identificadas com o nome da instituição e oferecerem informações para contato.Também consta, na parte da ouvidoria, um formulário de contato via web para ouvir o público em geral, esclarecer dúvidas, receber sugestões, reclamações ou elogios sobre o funcionamento da Justiça Estadual do ES. Todavia, não há prazo para recebimento das respostas acerca das reclamações e questionamentos dos usuários e não estão claras as regras e os padrões de segurança informática que estão sendo utilizados.

Além disso, a página do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo não disponibiliza aos usuários a data de sua criação. Também não há opção para a realização do pagamento de taxas.

Quanto ao idioma, as páginas só estão disponíveis em português, não havendo opção de acessá-las em outra língua.

O campo de pesquisa geral do site não é muito eficiente, visto que muitas vezes não localiza o recurso requisitado ou ocorrem erros. É mais útil para realizar a localização de notícias.

Do ponto de vista da acessibilidade, para o público em geral, inclusive portadores de deficiência visual, o software avaliador "DaSilva.org.br" ( http://www.dasilva.org.br/ ) detectou que, considerando as regras de acessibilidade do e-gov, o web-site do TJES necessita ainda melhorar em alguns pontos. Sendo os principais:

- Organizar os documentos de tal forma que possam ser lidos sem recurso à folhas de estilo. Por exemplo, se um documento em HTML for reproduzido sem as folhas de estilo que lhe estão associadas, deve continuar a ser possível lê-lo;

- Criar uma sequência lógica de tabulação para percorrer links, controles de formulários e objetos;

-Assegurar que todas as informações veiculadas com cor estejam também disponíveis sem cor;

- Assegurar que a combinação de cores entre o fundo e o primeiro plano seja suficientemente contrastante para poder ser vista por pessoas com cromodeficiências, bem como pelas que utilizam monitores de vídeo monocromáticos.

Sendo assim, o site do TJES é bastante completo e prático, possuindo informações relevantes sobre o poder judiciário. As páginas estão sempre atualizadas e disponibilizam formas diferenciadas de contato, como endereço do local, telefone, formulário e e-mail. Contudo, ainda precisa melhorar quanto à falta de algumas informações que também são importantes e quanto à sua acessibilidade, em alguns pontos.