Certificação digital e biometria chegam, enfim, à rede Infoseg


PorAnônimo- Postado em 02 outubro 2009

O Ministério da Justiça investirá R$ 6,5 milhões na segurança física e lógica da Rede Infoseg – rede de dados criminais. A segurança do Infoseg é contestada devido à facilidade de comercialização de senhas a terceiros, que a partir de qualquer computador conectado à internet, permitem consultar dados cadastrais e sigilosos dos cidadãos. A Abin e a Polícia Federal investigam este comércio.
A certificação digital será utilizada na camada superior da aplicação de autenticação dos usuários, permitindo login único nos sistemas disponíveis pela Rede. cartões inteligentes com biometria serão disponibilizados aos coordenadores administrativos e master. "Os recursos garantirão a impossibilidade do empréstimo ou repasse das senhas de cadastradores a terceiros, garantindo à Rede Infoseg maior eficiência nas ações de auditoria". com a expansão da certificação a todos os usuários e a ampliação também do uso de biometria aos cadastradores

Comentário:
A certificação digital conexa com a implementação tecnológica física é extremamente importante para qualquer tipo de troca de informações dentro da rede.
A facilidade e otimização dos serviços disponibilizados via internet são de extrema importância para usuários, mas em contrapartida a violação e o uso indevido destes dados por pessoas não autorizadas traz prejuízos imensuráveis para o fornecedor da informação, receptor, terceiros e sociedade em geral.
Assim sendo, é de extrema necessidade o investimento na certificação digital dentro da Rede Infoseg, objetivando o maior controle de usuários e coibir o uso indevido destas informações sigilosas.