Certificado Digital e Preservação de Longo Prazo


PorAnônimo- Postado em 09 dezembro 2009

Considerando a função de evidência dos documentos digitais, a sua preservação deve garantir às características de confiabilidade e autenticidade. A tecnologia de certificados digitais oferece segurança para garantir essas características, porém a sua adoção influencia diretamente que estratégia de preservação de longo prazo deverá ser adotada.

As duas abordagens básicas para contornar a obsolescência tecnológica é a conversão e a emulação. A primeira consiste na conversão dos documentos para um formato de arquivo tecnologicamente atualizado e o segundo consiste em emular o ambiente tecnológico necessário para visualizar o documento no seu formato original. As duas abordagens têm vantagens e fragilidades. A conversão evita a necessidade de emular ambientes tecnológicos obsoletos, mas cada conversão introduz perdas e riscos. A emulação mantém os documentos no formato original, isto é, sem perdas, mas exige a preservação do ambiente tecnológico, tarefa complexa e custosa.

O uso do certificado digital dificulta o uso da estratégia de conversão exigindo novas tecnologias e controles. O uso da assinatura digital já tem respaldo legal e seu uso é inevitável. Portanto, o processo de preservação de longo prazo de documentos digitais deve ser cuidadosamente planejado e implementado para garantir sua exeqüibilidade.