Destruição criativa cultural


PorAnônimo- Postado em 21 outubro 2010

A destruição criativa cultural é um dos cenário possíveis apontados por Houston (2003): nela a sociedade de informação globalizada promove a interculturalidade e a troca de conhecimentos, induzindo e potencializando profundas mudanças culturais. (Alves & Moreira, 2004). A globalização intensifica as relações sociais, forma uma rede comunicacional, configurando a sociedade da informação.
A questão da exclusão digital retoma-se aqui, pois parte considerável da população não se integra a esta rede e/ou se encontra sem perspectiva de ser incluída.
Na democratização da informação a disponibilização de recursos tecnológicos como inclusão dos indivíduos na sociedade da informação é ainda pouco. Faz-se necessário o uso consciente de tais recursos para que a E-democracia ocorra. Muitos se encontram sem objetivos ou com excesso de informação (infoxicação, descrita por Alves & Moreira (2004). Por outro lado, as sociedades fechadas (em termos econômicos, culturais ou sociais) estarão menos preparadas para enfrentar os desafios culturais. Sociedades que valorizam a flexibilidade econômica e social estão mais aptas a enfrentar os desafios da sociedade da informação e da globalização.