As empresas e o teletrabalho


PorAnônimo- Postado em 02 maio 2009

(...) Era precisamente aqui que pretendiamos chegar: a oposição e os obstáculos à concretização do teletrabalho no meio empresarial.Se, «segundo um estudo da British Telecom, uma companhia em Londres com 100 teletrabalhadores economizaria por ano cerca de meio milhão de contos com as mais diversas reduções de despesas», não se compreende a oposição dos empresários perante os resultados de produtividade óbvios. «A BT [British Telecom] investigou 250 empresas britânicas e descobriu um aumento geral na produtividade de 45% — um resultado espantoso que se repete por todo o mundo.» Vejamos donde provêm os obstáculos à implantação do teletrabalho nas empresas.
Um estudo realizado sobre esta temática do teletrabalho revela que muitos dos obstáculos «residem na cabeça dos empresários — na maioria dos casos apurados — outros nos receios dos trabalhadores e dos sindicatos. O maior impedimento vem da parte dos decisores, que “não se sentem suficientemente informados sobre as modalidades de planeamento e de organização de actividades em regime de teletrabalho”, rezam as conclusões do relatório. Os outros três mais citados foram as dificuldades de gestão e de supervisão de uma rede de teletrabalho, os problemas previsíveis em matéria, de organização das comunicações dentro deste esquema e os investimentos em material informático e serviços de telecomunicações que isso exigiria em novos investimentos.»
Uma das conclusões mais impressionantes prendem-se com o facto de não serem os trabalhadores aqueles que mais se opõem. «Estranhamente, não são os trabalhadores que se sentem mais ameaçados pela telecomputação e sim os patrões.
Nota-se, aqui, a questão das vantagens da implantação do teletrabalho em detrimento da dificuldade de adaptação da empresa a esta nova estrutura organizacional, que exige um profissional muito mais versátil, apto para tratar problemas diversificados, contingencias, com enficência em busca de um objetivo apenas, sem importar muito a questão temporal.

Mais informações: http://www.geocities.com/CapeCanaveral/Lab/2482/empresas.html