Governo libera E-cidade


PorAnônimo- Postado em 20 outubro 2009

Aírton José Ruschel
.
Prefeituras de todo o Brasil terão acesso a um software livre de gestão de prefeituras. O aplicativo vai possibilitar organização de gastos, orçamento, receita tributária, controle de medicamentos, recursos humanos e outros serviços no mesmo aplicativo. Chamada de e-cidade, a ferramenta estará disponível no Portal do Software Público Brasileiro até o final do mês, onde prefeituras interessadas poderão acessar o programa gratuitamente. Por ser em software livre, as prefeituras poderão adaptar as funções do aplicativo à realidade local e trocar experiências com outros gestores.
.
A exemplo do e-cidade, outras empresas privadas, órgãos públicos, universidades, centros de pesquisas e entidades privadas sem fins lucrativos podem compartilhar suas soluções no Portal do Software Público Brasileiro. Para isso, a SLTI solicita que os interessados encaminhem propostas de softwares para a gestão de tecnologia da informação aplicáveis ao setor público.
.
O que se espera disto tudo é que as grandes bases de dados sejam bem aproveitadas pelos gestores para o apoio à decisão, e de alguma forma sejam disponibilizadas à sociedade. Aplicativos na metodologia Mashup podem criar visões inusitadas dos dados armazenados.
.