Informação & Governo


PorAnônimo- Postado em 14 outubro 2009

Nas apresentações e discussões do grupo no último dia 7, mais uma veio a tona o vínculo xifópago entre governo e informação. De acordo com a Organization for the Advancement of Structured Information Standards (OASIS), governo em todo o mundo são os maiores produtores e consumidores de informação. Portanto fica evidente a importância e necessidade do governo gerir correta e adequadamente a informação. José Maria Jardim em seu artigo no DataGramaZero, chama atenção à importância da questão informacional na capacidade governativa do Estado a exemplo da enorme perda de recursos na seguridade social do Brasil, tendo em vista a carência de práticas.

Sem uma adequada gestão da informação, organizações desperdiçam tempo, esforço e dinheiro tentando localizar informação, na recriação de informações perdidas e em decisões equivocadas pela ausência da informação no momento certo. Esse vínculo informação e governo e reforça também a importância do investimento adequado no governo eletrônico, pois o governo eletrônico fundamentalmente trabalha com informações.

A relação entre a informação e poder foi também discutida no grupo com a célebre frase "informação é poder". A questão discutida rapidamente foi que a simples posse da informação não atribui poder a quem possui, mas sim o seu uso. Após reflexão a respeito, percebi a complexidade do assunto que não foi possível aprofundar pela limitação de tempo. Poder, de acordo com a Wikipédia é uma medida de habilidade de determinada entidade controlar o ambiente em torno de si, incluindo o comportamento de outras entidades. O poder tem relação com força, riqueza, conhecimento além de outras habilidades pessoais como capacidade de convencer outras pessoas... Mas a relação intrincada entre a informação e o poder parece ser indiscutível. A censura, a filtragem da informação foi (e é) uma forma dos governos totalitários manipular a população. Se falarmos em "poder da informação" em vez de "informação é poder", parece ficar mais evidente essa relação. Embora sutil, a diferença entre as duas frases pode induzir a uma interpretação diferente. O "poder da informação" (information power) atribui o poder para a informação. E quem tem posse dessa informação teria poder? Dependeria da capacidade de interpretar, contextualizar e enfim aplicar aquela informação. O poder da informação seria portanto um potencial. Quiçá uma forma pensar na relação entre poder e informação.