Nova tecnologia, novos dilemas


PorAnônimo- Postado em 19 setembro 2010

Atualmente, mais de 10,6 milhões de brasileiros são teletrabalhadores. Essa modalidade de trabalho traz muitas vantagens para as corporações. Empresas como Cisco, IBM e Ernest § Young adotam o sistema e através dele conseguem economizar em espaço, equipamentos e transportes. Os funcionários também são beneficiados: economizam tempo, flexibilizam os horários e reduzem o nível de estresse. Manuel Martin Pino Estrada, diretor de relações acadêmicas da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades, ressalta que o trabalhador pode produzir em casa até 30% a mais do que no ambiente corporativo, além de contribuir com o meio ambiente e para a diminuição dos congestionamentos.
Apesar das grandes vantagens, o teletrabalho também traz alguns pontos negativos. Trabalhar em casa pode levar à diminuição das relações interpessoais e depressão. Além disso, há entraves sociais. O teleterabalho é tido como algo contrário ao profissionalismo, a ponto de algumas empresas preferirem não revelar que os funcionários trabalham de casa. Também faz falta uma legislação que regule essa modalidade de trabalho. O projeto de lei 3129/04, que equipara o trabalho em domicílio ao realizado no estabelecimento, ainda está em tramitação.

Fonte: http://http//tele-trabalho.blogspot.com/2010/03/trabalho-em-casa-aumenta-produtividade.html

Comentário:
O teletrabalho está aos poucos sendo assimilado pela sociedade. Ainda não se sabe ao certo a totalidade das vantagens e desvantagens que essa flexibilização do trabalho trará ou as mudanças que promoverá nas relações profissionais e sociais.
Para o bem do trabalhador e do empregador, as empresas deverão saber avaliar em que casos será melhor para ambos a utilização do teletrabalho. Devem pensar em como evitar que o teletrabalho prejudique a saúde e bem-estar do teletrabalhador, como manter sua produtividade, como estimular sua criatividade, como monitorar o funcionário e como garantir que o teletrabalhador seja tão valorizado quanto os funcionários do escritório, que possuem muito mais visibilidade.
Será preciso criar mecanismos para evitar a exploração de quem trabalha em casa, dada a dificuldade de verificar o tempo diário gasto com o serviço pelo teletrabalhador.
Além disso, o próprio trabalhador deverá ficar atento para que sua vida profissional não se misture demais com a pessoal, fato que pode ocorrer, ironicamente, devido a aspectos do teletrabalho que parecem vantajosos: flexibilidade de horários e possibilidade de trabalhar em qualquer lugar.