Padrões e-PING vão inspirar modelo de interoperabilidade de Moçambique


PorAnônimo- Postado em 16 março 2009

Paloma Maria Santos

Uma delegação do Governo de Moçambique veio ao Brasil para conhecer melhor o processo de desenvolvimento e de implementação dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico (e-PING) nos órgãos públicos do Governo Federal Brasileiro.

A arquitetura de interoperabilidade do Governo Brasileiro foi considerada a mais adequada à realidade e às necessidades do seu país, dentre os modelos de diferentes países analisados.

A primeira versão dos Padrões de Interoperabilidade de Governo Eletrônico foi lançado em 2005 e, atualmente, já se encontra na versão 4.0. A cada ano o documento é atualizado após consulta pública junta à sociedade. Essa arquitetura permite um fluxo contínuo de informações entre o governo e a sociedade, com o objetivo de oferecer melhores serviços aos cidadãos. Eles possibilitam que mesmo sistemas de informação com arquiteturas diferentes e desenvolvidos em épocas distintas possam trocar informações em tempo real.

Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/noticias/padroes-e-ping-vao-inspirar-modelo-de-interoperabilidade-de-mocambique