Para além da “cidade digital”: rumo à "cidade educadora”


PorAnônimo- Postado em 10 junho 2009

Em meio aos avanços tecnológicos e a necessidade de universalização do acesso à internet, o debate sobre inclusão e cidade digital passa a fazer parte de muitos projetos públicos. No Brasil, alguns governos locais estão sendo pioneiros em encarar o desafio de instalar redes de banda larga sem fio alimentando dessa forma a esperança da inclusão digital/social, de desenvolvimento econômico, modernização dos serviços públicos oferecidos à população e, inclusive de uma nova forma de participação política dos seus cidadãos.
Tais projetos, em suma, englobam questões econômicas, modernização dos serviços e democratização do acesso à internet visando o combate a exclusão digital. A operacionalização dessas iniciativas é possível devido a parcerias entre: governos, Ministério da Ciência e Tecnologia, Instituições de Ensino Superior e, em alguns casos com a sociedade civil organizada.
A razão desses programas é inquestionável, trata-se de uma: “verdadeira revolução para democratizar a internet”, no combate à exclusão digital. Importante lembrar que, afora os discursos que elegem essas novas tecnologias como tábua de salvação para a resolver problemas políticos, sociais e econômicos, a luta pelos direitos sociais de cultura e acesso estão previstos na Magna Carta, devendo outrossim sair do plano formal para ganhar efetividade.
Apesar de serem dignas de aplausos iniciativas dos governos em se adaptar as demandas da Sociedade da Informação e Conhecimento, v.g. cidades digitais, vale registrar que o termo digital (amplamente debatido em projetos atuais) tende a “desaparecer”, pois o digital não será mais novidade. Portanto, além da cidade digital devemos lançar os olhos para temas que dela decorrem, tais como: “cidade educadora”; “cidade sustentável”, com ênfase nas relações humanas e não apenas em aspectos técnicos.
Link para mais noticias acessar: http://www.scribd.com/doc/16171260/060609
Título: Santa Maria pode ser Cidade Digital (página 05)
Jornal: A RAZÃO (Sábado e domingo, 6 e 7 de junho de 2009).
Caderno: Política