Portal do Software Público disponibiliza programa com atividades e jogos pedagógicos

PorAnônimo- Postado em 18 agosto 2009

Um sistema operacional com 120 atividades pedagógicas voltadas para o ensino infantil e fundamental que utiliza jogos e programas para exercitar a mente das crianças sem que elas percam o prazer de estudar. Esse é o Pandorga, a mais nova solução desenvolvida em software livre (GNU/Linux) disponibilizada no Portal do Software Público Brasileiro (www.softwarepublico.gov.br). Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/news_listing
Embora grande parte da população ainda não tenha acesso à internet, como lembra Picanyol, a iniciativa de disponibilizar jogos pedagógicos é um caminho interessante para manter o estudante que tem contato com o computador entretido com atividades criativas. As inovações tecnológicas na área da educação representam ferramentas importantes para criar uma nova cultura de uso da internet.
São novas possibilidades para o ensino que surgem e apresentam uma linguagem mais próxima das crianças e adolescentes. A existência de ambientes mais interativos pode contribuir, sobremaneira, para a diminuição da evasão escolar que muitas vezes ocorre por não propiciar atividades que incentivem a permanência do estudante na escola, além de efetivar uma aprendizagem mais significativa.