Progresso X Sobrevivência


PorAnônimo- Postado em 29 março 2010

Para mim o homem é refém da sua própria mente. Existe no ser humano uma necessidade eminente pelo poder, pela auto afirmação e pela busca do conhecimento. Desta forma, o filme revela a patologia da nossa própria evolução, destacando sociedades passadas, presentes e futuras, com limitações, com avanços e crises e com possíveis soluções, respectivamente.
Sendo assim, é preciso transpor nossas necessidades adquiridas para resgatar e preservar uma necessidade fisiológica perdida em um progresso pautado, em parte, por valores futéis e subjetivos.
Seria hipocrita ao não pontuar benefícios deste progresso, já que a sociedade caminhou para avanços consideráveis em diversos campos da vida. Mas, este progresso é utopico, tendo em vista que no momento em que se avança, criando novas tecnologias, sistemas de informação e cura contra doenças na contrapartida levanta-se bandeiras para a preservação, ações e projetos de sustentabilidade e o surgimento de novas doenças, tornando-se um círculo vicioso da própria evolução.
Citando um exemplo destacado no filme, é o petróleo, nosso maior bem, fonte base da subsistência e nosso maior vilão, altamente contaminante.