Telecommuting Is Not Cure to All Workplace Ills


PorAnônimo- Postado em 13 setembro 2009

RESUMO

O texto aborda a temática de que o teletrabalho também tem seus pontos negativos, trazendo alguns exemplos de empresas e de questões pertinentes a essa ideia.

Muitas empresas estão implementando e ampliando as opções de teletrabalho para seus funcionários, motivadas principalmente pelo custo elevado com combustíveis e para atrair novos talentos que não queiram mudar seu local de residência.

Entretanto, a prática de teletrabalho tem sido questionada atualmente por alguns estudos. Sendo que algumas empresas como Intel, AT&T, HP e algumas agências do governo federal norte americano têm chamado seus funcionários de volta ao escritório.

Dentre as causas dessa diminuição estão a perda de informações importantes em redes não seguras, a busca por melhorar o trabalho em grupo e a própria necessidade de concentrar esforços.

Existem evidencias crescentes que a proximidade torna mais fácil a colaboração entre os colegas. Companhias como HP, Intel e Cisco estão investindo em escritórios com menos divisórias e mais espaços abertos, com salas de conferencia, poltronas, etc.

Estudos também indicam que o teletrabador sente-se isolado de seus colegas e sofre dificuldade em ter uma vida profissional equilibrada.

Por fim, a autora dá sua opinião que em seu caso o teletrabalho ajuda a estender seu dia e ter mais flexibilidade em seus afazeres e que culpar o teletrabalho por stress relacionado ao trabalho é culpar é equivocado. Também que pessoas que têm uma vida profissional balanceada a têm trabalhando convencionalmente ou teletrabalhando.

CONSIDERAÇÕES

Apesar de ser um avanço na relação de trabalho e emprego, o teletrabalho sem dúvida também apresenta uma problemática a ser pensada e discutida. Cada empresa, cada segmento de negócio, têm peculiaridades que podem serem melhor ou pior atendidas por trabalho à distância; assim como cada individuo particularmente tem suas predisposições e afinidades com determinado tipo de tarefa.

A flexibilidade em termo de horários, facilidade quanto à deslocamentos, redução de custos com infraestrutura, a “globalização” da mão de obra, entre outros, são, sem dúvida, pontos bastante interessantes no teletrabalho. Por outro lado, o ser humano é essencialmente social e isso é uma característica que manifesta-se também no âmbito profissional, assim como o trabalho cooperativo é muito importante em um ambiente empresarial.

O teletrabalho é uma realidade cada vez mais crescente e isso é inevitável. As tecnologias estarão cada vez mais aperfeiçoadas e cada vez mas essa “modalidade” de trabalho estará presente no nosso dia à dia. Existem prós e contras tanto para os empregadores, quanto para os trabalhadores. O que deve ser buscado é o equilíbrio, tanto visando a produtividade do empregador, quanto uma vida profissional-pessoal balanceada para os indivíduos.

Fonte:http://www.itbusinessedge.com/cm/blogs/all/telecommuting-is-not-cure-to-all-workplace-ills/?cs=10375
, acessado em 13/09/2009 às 22:00.

Acadêmico: Maurício Maciel Pereira Júnior.