Teletrabalho pode mudar relações entre empregador e empregado


PorAnônimo- Postado em 09 setembro 2009

Teletrabalho pode mudar relações entre empregador e empregado
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1098090/teletrabalho-pode-mudar-rel...

Resumo:
O teletrabalho é, a rigor, fruto da moderna tecnologia. Distingue-se do trabalho a domicílio tradicional, não podendo com este último ser confundido. Isso porque o primeiro, em geral, não só implica a realização de tarefas mais complexas do que as manuais, mas também porque pode abranger diversos e distintos setores, tais como: tratamento, transmissão e acumulação de informação; atividades de investigação, secretariado, consultoria, assistência técnica e auditoria,(...)
É certo afirmarmos que a utilização do teletrabalho visa, especialmente, a substituir o trabalho subordinado realizado de maneira tradicional no estabelecimento do empregador, pelas relações externas, ainda que com a coordenação da empresa.
A doutrina nos apresenta várias vantagens para o empregador que utiliza mão-de-obra através do teletrabalho, dentre elas, a redução do espaço imobiliário, com diminuição de custos afetos à aquisição de locais, aluguéis, manutenção, transporte, entre outras. Propicia, ainda, uma atenção melhor aos clientes (...); gera melhor índice de produtividade do empregado(...). Não bastasse isso, a empresa se vê livre das greves de transporte, dos acidentes no trajeto do trabalho, dos fenômenos meteorológicos, sem contar dos problemas de convivência entre empregados, que existem em todas as empresas.
Quanto ao trabalhador, a principal vantagem é flexibilidade de horário (...). Como consequência disso, temos que o teletrabalho proporciona ao trabalhador uma inegável melhora de sua qualidade de vida, desde que, obviamente, ele consiga distinguir e distribuir o tempo de trabalho e o tempo livre.

Comentário:
Sem dúvida alguma, o teletrabalho é uma tendência cada vez mais ativa e real. Em minha opinião, as empresas que aderem a esse novo aspecto só tendem a ganhar – confirmado em diversos fatos mencionados acima – e as que a rejeitam tendem a ser esquecidas pelo mundo globalizado.Como grande exemplo temos as atuais empresas que de telecomunicação, que vêm surgindo em peso nas ultimas décadas, porém vale lembrar que essas ultimas , como todas, estão sujeitas ao fracasso caso não continuem globalizando-se: neste caso, a fibra óptica.
A grande gama aberta pelo teletrabalho é extensa. Este começa assim a atingir os diversos setores da sociedade, porém vale ressaltar que isso tem como pré-requisito uma maior caracterização e conhecimento da informação, sempre se mantendo atualizado, porquanto não importa o setor em que se encontra, as empresas tendem a cada vez mais diminuir o quadro de funcionários de forma improvável a décadas atrás que aumenta a produtividade desta.Isso ocorre pois há um ganho de tempo,um aumento no conforto e acima de tudo um nova realidade de trabalho representando uma inovação.
Concluo desta forma, de acordo com que é reportado no site www.jusbrasil.com.br, que o teletrabalho só vem a crescer, mas temos que nos preparar para uma reviravolta em nossos conceitos de trabalho e possivelmente em nosso método de viver.

Acadêmico: Matheus Della Giustina Perin
Disciplina: Informática Jurídica