Brasil sobe para quinta posição em ranking mundial de ameaças em 2008


PorAnônimo- Postado em 11 junho 2009

O Brasil foi o quinto país que mais originou e recebeu ataques a redes de computadores em 2008, tendo representado 4% das movimentações globais de ameaças globalmente, revela o Relatório Sobre Ameaças de Segurança na Internet, divulgado nesta terça-feira (14/04) pela Symantec. No relatório anterior, o Brasil ocupava a oitava posição e representava 2% das atividades maliciosas globalmente.
A inclusão digital é o principal motivador do crescimento de atividades maliciosas no Brasil, segundo a Symantec. "O aumento do acesso a computadores e das ofertas de banda larga - o Brasil responde por 40% das conexões rápidas na América Latina - geram novos usuários que ainda não estão amadurecidos em relação à segurança", afirma Paulo Vendramini, diretor de engenharia de sistemas da Symantec para a América Latina.Somente na América Latina, o Brasil lidera o ranking de atividades maliciosas, respondendo por 34% delas, bem como o número de máquinas infectadas por bots - 42% das máquinas infectadas com estes programas maliciosos capazes de usar os sistemas para promover ataques remotamente eram brasileiras no ano passado.
A notícia revela como o Brasil está com falta de segurança de informações e o quanto nossos sistemas estão fragilizados, ocorrendo o aumento das ameaças e prejuízos nos sistemas de informação, pelas invasões realizadas pelos crackers. Com essa vulnerabilidade acarretará diversos prejuízos para as instituições que disponibilizam os seus serviços on-line, como por exemplo a falta de credibilidade dos seus clientes.
Com isso, a solução para evitar essas atitudes seja o investimento na segurança do sistema e tecnologia de infra-estrutura para poder combater os crackers. Além disso, ensinar o usuário a lidar com essas falhas, para não ser alvo do roubo de suas informações confidenciais ou vírus no seu computador.
Fonte: http://idgnow.uol.com.br/seguranca/2009/04/14/brasil-sobe-para-quinta-posicao-em-ranking-mundial-de-ameacas-em-2008/