China gasta US$ 1 bilhão com propriedade intelectual


PorAnônimo- Postado em 01 junho 2009

http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u19930.shtml

Semelhantemente do que ocorre no Brasil, a China também um país que pouco investe em desenvolvimento e pesquisa de novos produtos. Os números demontram que as empresa chinesas possuem um modelo de gestão totalmente voltado para produção, reinvestindo muito pouco para desenvolver inovações.
Ambos as nações são classificadas como países em desvolvimento ou sub-desenvolvidos. As novas tecnologias poderiam propiciar um menor grau de diversidade social e econômica entre as nações, todavia esse fato não ocorre. A China,aasim como o Brasil são economias baseadas em comodotties, produtos com pouco valor agregado e pouco fazer para alterar esse quadro. Essas economias são baseadas na agroindústria e na produção de produtos para empresas multinacionais, fato que aumenta a disparidade entre as nações.
A notícia veiculada dmosntra que as empresas chinesas perderam mais de US$ 1 bilhão nos últimos cinco anos em disputas sobre a propriedade intelectual com firmas estrangeiras. Ainda assim, segundo as últimas estatísticas disponíveis, a atividade de pesquisa e desenvolvimento representa apenas 0,71% dos orçamentos das empresas estatais chinesas.