Comunicadores do governo recebem treinamento em redação para web


PorAnônimo- Postado em 05 outubro 2010

O curso de Redação para Web foi concebido para difundir a Cartilha de Redação Web, documento produzido dentro Programa de Governo Eletrônico do Governo Federal (e-GOV).
A Cartilha de Redação faz parte do projeto Padrões Brasil e-GOV, que busca fornecer recomendações de boas práticas na área digital, com o objetivo de aprimorar a comunicação, o fornecimento de informações e serviços prestados por meios eletrônicos pelos órgãos do Governo Federal.

A coordenadora do Departamento de Governo Eletrônico do Governo Brasileiro fez um alerta para que os comunicadores comecem a dar atenção às dificuldades de acesso digital a qual são submetidos os portadores de deficiência quando acessam os sites governamentais. Embora quase 25 milhões de brasileiros possuem algum tipo de deficiência, mas ainda assim, não são totalmente contemplados no momento da construção de um portal ou notícia.
O curso foi uma promoção do Departamento de Governo Eletrônico, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento - responsável pela coordenação do Programa de Governo Eletrônico - em parceria com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Além da Cartilha de Redação Web, os Padrões Brasil e-GOV contam com o Guia de Administração de sítios eletrônicos, que visa oferecer subsídios para a concepção, desenvolvimento, manutenção e administração de sítios de governo eletrônico na esfera federal; a Cartilha de Codificação, cujo objetivo é detalhar recomendações de boas práticas em codificação, que orientem as equipes no desenvolvimento de sítios, portais e serviços de governo eletrônico com o propósito de torná-los identificáveis, portáveis, relevantes, acessíveis e efetivos à população; e a Cartilha de Usabilidade, uma disciplina indispensável para que as informações e serviços prestados pela Administração Pública Federal sejam desenvolvidos e mantidos de acordo com as expectativas e necessidades do cidadão e para que este se utilize das informações e serviços de forma plena e satisfatória.

Fonte: http://www.governoeletronico.gov.br/noticias-e-eventos/noticias/curso-de-redacao-para-web-comeca-com-cerca-de-400-participantes

Comentário Pessoal:

O governo eletrônico possibilita a ideia de um cidadão mais presente. Esse curso de redação para Web se mostra uma iniciativa de grande importância e necessidade pois muitos sites do governo ainda não obtêm sucesso na tentativa de colocar o governo ao alcance de todos, estabelecendo uma comunicação eficiente a baixo custo tanto para o governo quanto para os cidadãos.
Essa ineficiência de alguns sites do governo pode ser vista tanto na falta de comunicação, ou seja, do site esclarecendo e tirando dúvidas dos usuários; quanto na acessibilidade para deficientes por exemplo; ou até no design visto que aspectos visuais também são importantes para facilitar o acesso.
É importante que haja alfabetização digital tanto para os que administram esses sites quanto para os cidadãos que podem deles se utilizar, pois de nada adiantaria o serviço disponível se a grande massa da população não tem acesso a ele. E é isso que na realidade ocorre.