giovani, Documentos eletrônicos na administração pública


PorAnônimo- Postado em 16 novembro 2009

De certa forma, posto este de forma complementar ao post da colega Paloma,com relação a palestra com Thiago Araújo, que em minha opinião, colocou muito bem o problema de informatizar processos “à moda antiga”.
Ainda não vejo possibilidade de extinção das “ilhas”, sendo necessário a criação de um novo modelo de gestão pública, de forma a manter a especialização de tarefas, mas melhorando a comunicação entre eles. Provavelmente a web 2.0 – e suas ferramentas de colaboração, ou mesmo a Internet no modelo convencional, possa auxiliar essa comunicação.
Observo como necessário este início, pois, a gestão de documentos ainda é feita, na sua grande maioria em papel, e seu trânsito encarece o custo do processo interno (consumindo orçamento que poderia ser utilizado de melhor forma). Tendo esse passo “enraizado”, poderíamos dar um passo a mais, em relação a gerir o conhecimento e informação contidos nesses documentos e processos, seja através de ontologias ou outra ferramenta que possibilite observar o conteúdo semântico dos mesmos.