Mapa de injustiça ambiental


PorAnônimo- Postado em 06 maio 2010

Aírton José Ruschel
.
Trata-se de um mapa referenciado na internet, usando a tecnologia do Google Maps. O objetivo é apoiar a luta de populações e grupos atingidos em seus territórios por ações governamentais e projetos de desenvolvimento que impactam desigualmente grupos sociais vulnerabilizados pela desigualdade social. O mapa permitirá o monitoramento de ações e projetos que enfrentem situações de injustiças ambientais relacionadas à saúde em diferentes territórios e populações das cidades, campos, florestas e zonas costeiras.
A partir de um filtro por UF, o interessado pode localizar no mapa as situações críticas e daí obter mais informações que constam dos registros do banco de dados.
A proliferação do uso das interfaces de mapa está qualificando a informação para o cidadão dentro dos conceitos do governo eletrônico. A informação passa a ser verificada/questionada pelo usuário e pode receber sua contribuição para melhorar ainda mais o que está sendo informado. É a interação cidadão e governo (C <> G) se efetivando através das redes sociais.